Comunidade Judaica do Porto produz filme sobre o massacre de 1506 em Lisboa

Comunidade Judaica do Porto produz filme sobre o massacre de 1506 em Lisboa

O trailer será apresentado em 30 de dezembro de 2023 e a produção cinematográfica inteira terá estreia mundial em 19 de abril de 2024.

O filme “1506” estará disponível gratuitamente na internet em múltiplas plataformas e idiomas e será gratuito.

"O projeto não é comercial, mas sim educativo e dirigido essencialmente aos mais jovens de todas as nações. Conhecer o massacre de Lisboa em 1506 é conhecer o massacre de 7 de Outubro de 2023 em Israel e os históricos genocídios de judeus em toda a Europa. Só mudaram as armas e nem todas.”, afirma Gabriel Senderowicz, Presidente da Comunidade Judaica do Porto e membro da Direção da European Jewish Association. 

O guião com a recriação histórica, produzido no ano de 2021, contou com o apoio técnico da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” da Universidade de Lisboa.

“Este será o mais universal de todos os filmes de produção portuguesa, tal como o ‘1618’ foi o mais internacionalmente premiado de sempre.", acrescenta Senderowicz.

A produtora audiovisual escolhida pela Comunidade para a realização do “1506” foi a empresa portuense “Lightbox”, em cooperação com a “Em Relevo”.

História:

Mais de três mil judeus foram brutalmente assassinados em Lisboa entre 19 e 21 de abril de 1506. Bastou um rastilho para os antigos mitos gerarem uma catástrofe. As fogueiras com corpos a queimar tinham a altura de casas. Até os bebés foram deitados ao fogo numa cidade cheia de corpos despedaçados e onde cabeças eram passeadas na ponta de lanças.

O Rei e a Corte estavam fora da cidade para fugir aos efeitos da peste bubónica e ninguém conseguiu travar a ira popular e a instigação desenvolvida por marinheiros estrangeiros cujos navios estavam ancorados no porto. Os católicos de bom coração que tentaram ajudar os judeus foram linchados também.

Promoção da cultura, da história e da educação judaicas:

No âmbito do seu trabalho de promoção da cultura, da história e da educação judaicas, a Comunidade Judaica do Porto conta com inúmeros produtos e equipamentos, dos quais se destacam os seguintes:

– O filme mais internacionalmente premiado de sempre em Portugal, o “1618”, que versa sobre uma visita inquisitorial na cidade do Porto.

– O filme "Sefarad", que conta a história do último século da Comunidade Judaica do Porto, refundada oficialmente em 1923 pelo "Dreyfus português", capitão Barros Basto.

– O Museu Judaico do Porto e o Museu do Holocausto, sendo que este último recebeu 100 mil alunos de escolas portuguesas nos últimos dois anos, o que corresponde a cerca de 10% do total da população adolescente de Portugal.

Pela Direção da Comunidade Judaica do Porto