No dia 10 de setembro, a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande (AVIPG) fará o lançamento de mochilas de sobrevivência para incêndios em homenagem ao jurista, escritor e pensador judeu Aharon Halevi, ou Andrew Smiler, que morreu nos incêndios de outubro de 2017 em Oliveira do Hospital.
As mochilas são compostas por equipamentos de primeiros socorros, sobrevivência e higiene pessoal e servem para deixar as aldeias mais preparadas para resistir a catástrofes naturais, como incêndios, enquanto esperam pela chegada dos Bombeiros.
A iniciativa partiu de um pequeno donativo da Comunidade Judaica do Porto em memória de Andrew Smiler.
Dina Duarte, presidente da AVIPG, declara: "Porque a AVIPG acredita que é fundamental dotar as Aldeias de equipamentos que as tornem mais resilientes, decidiu-se que este donativo serviria para adquirir Mochilas de Emergência, para que sejam usadas pela população dessas aldeias ou por quem delas necessite".
A Direção da Comunidade Judaica do Porto informou o PJN que voltará a ajudar aquela associação que “do pouco faz muito, com um assinalável espírito empreendedor ao Serviço do Bem, um grande sentido de responsabilidade social e muita independência. Haverá mais mochilas de sobrevivência”, declarou fonte da organização.
Alvo de uma homenagem, em fevereiro de 2019, na Sinagoga Kadoorie, no Porto, por parte de chefes-rabinos de todos os continentes, Halevi faleceu nos incêndios de Oliveira do Hospital. Sozinho na região, sem rede de apoio e sem automóvel, o pensador judeu perdeu a vida perto da sua residência. Não tinha tido tempo de fugir. Levava junto do coração as caixas de transporte dos seus gatos selvagens, que trouxera do Egito (de onde fora expulso por ser judeu) e que tragicamente também pereceram.