Zelensky com Marcelo Rebelo de Sousa - Credit: Roman Pilipey / AFP
Numa entrevista à RTP divulgada esta terça-feira, o presidente da Ucrânia destacou a importância do "apoio político de Portugal", aceitando o desafio lançado por Marcelo.
"O apoio político de Portugal é muito importante, país de língua portuguesa, tem uma história de amizade com países próximos que têm influencia em sede do Conselho [de Segurança] e da Assembleia-Geral da ONU e influência noutras áreas como por exemplo na fórmula de paz", declarou Zelensky, para quem "é importante um palco único para tomada de decisões".
Zelensky comentou em termos elogiosos a visita a Kiev na semana passada do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, que, numa cerimónia no dia do 32.º aniversário da independência da Ucrânia, assinalada em 24 de agosto, fez uma curta intervenção em ucraniano.
O presidente ucraniano agradeceu a receção de Portugal de mais de 50 mil refugiados ucranianos e confirmou uma visita a Lisboa, para visitar Marcelo Rebelo de Sousa "uma pessoa com muito carisma", que sente a voz do seu povo e também do povo ucraniano, referindo que os dois líderes estão "em uníssono, tal como dizem os músicos" e desta forma conseguirão tudo.
A Comunidade Judaica do Porto, por intermédio de amigos comuns, convidou Zelensky a aproveitar a visita a Portugal para conhecer a sinagoga Kadoorie e os museus judaico e do Holocausto.
Fonte: JN