Na Parashá Vayeira, lemos sobre a destruição da malévola cidade de Sodoma. D'us decidiu destruir a cidade e os seus habitantes devido ao seu comportamento perverso. No entanto, antes de o fazer, a Torá diz-nos que D'us decidiu compartilhar com Abraão os detalhes do que irá acontecer. O versículo declara: "D'us disse: Devo esconder de Abraão o que estou a fazer?" (Bereshit 18:17)
Os comentaristas não podem deixar de se perguntar qual foi o propósito de D’us comunicar esta informação a Abraão. Ao contrário de Noé, que foi avisado sobre a destruição do mundo pelo dilúvio para que pudesse salvar-se, Abraão não vivia em Sodoma, não estava em perigo e não seria pessoalmente afetado pelos eventos. Assim sendo, qual poderia ser a razão e o propósito de D'us ao decidir compartilhar a informação com Abraão?
O Rabino Yitzchak Karo oferece várias explicações para esta questão. As diferentes perspectivas apresentadas ilustram o facto de Abraão não ser um cidadão comum, mas sim um indivíduo com uma responsabilidade global, pois D'us tinha-lhe prometido ser "o pai de uma multidão de nações" (17:5). O que iria acontecer a parte da humanidade era, portanto, algo relevante para Abraão. Além disso, como o progenitor do Povo Judeu, Abraão era responsável por educá-los em questões de moralidade e de justiça. Era assim essencial informar Abraão que o povo de Sodoma merecia ser destruído e que a justiça estaria a ser feita em conformidade.
No entanto, a abordagem final do Rabino Karo à questão introduz outra perspectiva completamente diferente, baseada num aspecto muito mais particular do papel e da missão de Abraão. Dada a sua localização geográfica, Sodoma fazia parte da futura Terra de Israel, a terra que D'us tinha prometido dar a Abraão e aos seus descendentes. Assim, diz o Rabino Karo, D'us quer que Abraão saiba o que acontecerá na sua terra, no seu lar. Desde o momento em que D'us prometeu a Abraão que Israel seria o lar do Povo Judeu, tudo o que ocorre é fundamentalmente relevante para Abraão e para o Povo Judeu.
É por isso que D'us compartilha esta informação com Abraão. E para nós é um ensinamento muito poderoso e bastante oportuno. Tudo o que ocorre na Terra de Israel, a terra que D'us prometeu ao Povo Judeu, deve estar no centro da nossa consciência. Tudo o que ali ocorresse importava profundamente para Abraão naquela época e importa profundamente para os seus descendentes, o Povo Judeu, nos dias de hoje.
Shabbat Shalom