Cresce diariamente o número de vítimas portuguesas ou com ligação a Portugal

Cresce diariamente o número de vítimas portuguesas ou com ligação a Portugal

É uma tragédia. 1411 mortos. 5248 feridos. 223 reféns. Fazemos aqui a actual lista das vítimas com ligações a Portugal ou mesmo nacionais-portuguesas.

 

Nacionais portugueses assassinados (9):

 

1. Gilad Ben Yehuda (28 anos).

Filho de Sochi Gali Gavriel Eskenazi de família tradicional sefardita turca, que por centúrias conservou o uso do idioma Ladino, havendo registos desta família nas sinagogas portuguesas de Edirne e Adrianópolis ("Kahal Kadosh" Portugal e "Kahal Kadosh" Évora), bem como nas instituições judaicas de Esmirna, o "Kahal Kadosh Portugal" e a instituição "Dotar as Órfãs".

 

2. Liraz Assulin Shitrit (38 anos).

Filha de Meir Assulin e Rikva Shitrit, de famílias sefarditas tradicionais de Marrocos. Registos desta família estendem-se pelas comunidades do Norte de África, incluindo no talhão Portugal no cemitério judaico de Rabat, em Tânger.

 

3. Gila Peled Cohen (58 anos).

De família sefardita tradicional de Túnis, havendo registos desta família nas listas de ketubot (contratos de casamento), dos sécs. XVII e XVIII, da comunidade sefardita portuguesa de Túnis.

 

4. Daniel Peled (28 anos), filho de Gila Cohen.

 

5. Nevo Arad (25 anos).

Filho de Ronen Arad Edry de família sefardita tradicional marroquina, havendo registos desta família em inúmeras comunidades locais, bem como no talhão Portugal do cemitério judaico de Rabat, em Tânger.

 

6. Dorin Atias (22 anos).

Apelidos de família presentes nas comunidades judaicas de origem portuguesa em Esmirna, Salónica, Bulgária, Livorno e outras. Na forma Athias, o apelido é comum entre os judeus que, nos séculos XIX e XX, vindos de Gibraltar e Marrocos, regressaram a Portugal, tendo acabado sepultados no cemitério britânico da Estrela e nos cemitérios judaicos de Lisboa e Faro.

 

7. Rotem Neumann Kadosh (25 anos).

Descendente de judeus sefarditas de origem portuguesa, por via paterna e materna, de famílias tradicionais sefarditas do Mediterrâneo e dos Balcãs.

 

8. Orin Bira (53 anos).

Filho de Simcha Kasorlla de família sefardita tradicional dos Balcãs, na antiga Jugoslávia, de apelidos Paredes/Pardess, com prática habitual do ladino que mistura palavras dos idiomas português, castelhano, turco, grego e hebraico.

 

9. Tair Bira (21 anos), filha de Orin.

 

Também assassinados, com ligações a Portugal (6):

 

10. Niv Raviv (27 anos).

De família sefardita tradicional marroquina, como outras descritas nesta comunicação.

 

11. Said Moshe (75 anos), marido de Adina Moshe, portuguesa de família tradicional da comunidade sefardita da Turquia.

 

12. Tal Bira, irmão de Orin Bira.

 

13. Jazmin Bira, esposa de Orin Bira.

 

14. Tahel Bira, filha menor de Orin Bira.

 

15. Hana Or, esposa de Dror Or, de família argentina proveniente do antigo Império Otomano.

 

Reféns portugueses (4):

 

16. Adina Moshe (Galante) (72 anos) de família tradicional da comunidade sefardita tradicional do antigo Império Otomano, particularmente da Turquia, havendo registos desta família nas sinagogas e instituições portuguesas que existiam em Esmirne, Edirne e outras, como o "Kahal Kadosh Portugal".

 

17. Offer Kaldaron (52 anos).

Filho de David Kalderon, de família sefardita tradicional do antigo Império Otomano, particularmente da Grécia, havendo registos desta família nas sinagogas e instituições portuguesas que existiam em Salónica: o "Kahal Kadosh Portugal", o "Kahal Kadosh Lisbon", o "Kahal Kadosh Évora", o "Portugal Velha" e outras.

 

18. Idan Shtivi (28 anos).

Filho de Dali Oron (Naftali Benveniste) de origem familiar búlgara. Nomes de família presentes nas antigas comunidades da Bulgária, Salónica ("Kahal Kadosh Portugal", "Kahal Kadosh Lisbon", "Kahal Kadosh Évora"), Esmirna ("Kahal Kadosh Portugal" e instituição "Dotar as Órfãs"), Marrocos, Tunísia, Hamburgo, Livorno e outras.

 

19. Moshe Saadyan (26 anos).

Filho de Vered Moshe (Zubi), de família sefardita tradicional do antigo Império Otomano, concretamente na Turquia e na antiga Palestina, cruzada com a família sefardita marroquina de apelido Bouskila.

 

Reféns com ligações a Portugal (5).

 

20. Dror Or (48 anos).

Em processo de obtenção da nacionalidade.

Filho de Youval Armoza de família argentina proveniente do antigo Império Otomano

 

21. Alma Or (17 anos), filha menor de Dror Or.

 

22. Noam Or (15 anos), filha menor de Dror Or.

 

23. Liam Or (23 anos), sobrinho de Dror Or.

 

24. Ravid Arie Katz (51 anos).

Em processo de obtenção da nacionalidade. Sobrinho de Amos Jehoshua Sochat, português, por ser descendente de judeus sefarditas do antigo Império Otomano. O nome Arie consta, para além do mais, nas listas de nomes de judeus que pertenciam à sinagoga portuguesa da comunidade Israelita da cidade de Esmirna (Izmir) na Turquia, o "Kahal Kadosh Portugal", nos séculos XIX e XX, e à instituição de "Dotar" as órfãs da congregação portuguesa de Esmirna, nos séculos XVII e XVIII .

 

Gravemente ferido (1):

 

25. Menachem Hillel Ben Kalifa (22 anos).

Filho de Rephael Ben Kalifa (Attar / Assayag), que é filho de Miriam Attar Assayag, de família da comunidade sefardita tradicional de Marrocos. Nos séculos XIX e XX, elementos desta família regressaram a Portugal, havendo registos dos seus nomes nos cemitérios judaicos de Lisboa e Açores.

A Comunidade Judaica do Porto tem dado conta destes desenvolvimentos ao Presidente da República portuguesa, ao Governo e à Conservatória dos Registos Centrais, para os efeitos convenientes.