Cidadãos portugueses e de origem portuguesa libertados pelo Hamas

Cidadãos portugueses e de origem portuguesa libertados pelo Hamas

Israel está em festa com a libertação progressiva dos seus cidadãos das mãos do movimento terrorista Hamas. Não bastasse o genocídio da população judaica em 7 de outubro, os terroristas praticaram actos da maior barbaridade e ainda levaram 250 pessoas de todas as idades como reféns.

Desde sexta-feira, o movimento terrorista tem libertado grupos separadamente. Entre eles estão pessoas de origem portuguesa cujas ligações históricas a Portugal merecem uma palavra.

1) Adina Moshe Galante (72 anos), cidadã portuguesa, de família tradicional da comunidade sefardita da Turquia, havendo registos desta família nas sinagogas e instituições portuguesas que existiam em Esmirna, Edirne e outras, como o "Kahal Kadosh Portugal". A gentil senhora ama Portugal como se colhe de uma reportagem do conceituado jornalista Henrique Cymerman.

2) Erez Kalderon, 12 anos de idade, filho de Ofer Kalderon, cidadão português e refém, de família sefardita tradicional da Grécia, havendo registos desta família nas sinagogas e instituições portuguesas que existiam em Salónica: o "Kahal Kadosh Portugal", o "Kahal Kadosh Lisbon", o "Kahal Kadosh Évora", o "Portugal Velha" e outras.

3) Sahar Kalderon, 16 anos filha de Ofer Kalderon, cidadão português, de família sefardita tradicional da Grécia, havendo registos desta família nas sinagogas e instituições portuguesas que existiam em Salónica: o "Kahal Kadosh Portugal", o "Kahal Kadosh Lisbon", o "Kahal Kadosh Évora", o "Portugal Velha" e outras.

4) Alma Or, 13 anos, filha de Dror Or Ermoza, cidadão português e refém, cuja família do antigo Império Otomano falava ladino e hoje inspira a famosa série da Netflix "Beauty Queen of Jerusalem".

5) Noam Or, 17 anos, filha de Dror Or Ermoza, cidadão português e refém, cuja família do antigo Império Otomano falava ladino e hoje inspira a famosa série da Netflix "Beauty Queen of Jerusalem".

6) Doron Katz Asher, 34 anos, irmã de Ravid Arie Katz Bejayo, que aguarda a nacionalidade portuguesa em processo de urgência e cuja família do antigo Império Otomano consta nas listas de nomes da "Kahal Kadosh Portugal" e da instituição de Dotar as Órfãs de Esmirna.

7) Raz Katz Asher, 5 anos, sobrinha de Ravid Arie Katz Bejayo, que aguarda a nacionalidade portuguesa em processo de urgência e cuja família do antigo Império Otomano consta nas listas de nomes da "Kahal Kadosh Portugal" e da instituição de Dotar as Órfãs de Esmirna.

8) Aviv Katz Asher, 2 anos, sobrinha de Ravid Arie Katz Bejayo, que aguarda a nacionalidade portuguesa em processo de urgência e cuja família do antigo Império Otomano consta nas listas de nomes da "Kahal Kadosh Portugal" e da instituição de Dotar as Órfãs de Esmirna.

Para além do exposto, existem mais reféns que são portugueses, mas o PJN não pode publicar os seus nomes para não prejudicar as negociações em curso para a libertação incondicional de todos.

Nos primeiros cinco dias, desde a passada sexta-feira, o Hamas libertou um total de 30 crianças e 30 senhoras israelitas, 10 das quais são mães das crianças libertadas, bem como um cidadão israelo-russo, 17 tailandeses e um filipino. Em troca, Israel libertou 150 mulheres e menores de idade palestinianos que cumpriam pena em prisões israelitas por crimes de segurança.